O melasma são manchas amarronzadas em áreas expostas ao sol. Embora seja mais comum em mulheres em idade fértil, o melasma também pode afetar homens. Outras curiosidades sobre a doença: além do melasma no rosto, áreas como colo e braços também podem ser atingidas; 50% das pessoas com melasma tem história de alguém com as mesmas manchas em sua família; o melasma está presente em 15-50% das mulheres grávidas e é mais comum em pessoas de pele morena. A dra. Thâmara Morita, médica especialista em tratamento de melasma e manchas na pele em Aracaju esclarece as dúvidas mais comuns sobre o tema.
QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DE MELASMA?
O sol que tomamos durante nossas atividades do dia-a-dia, quando vamos ao trabalho, dirigimos e durante a atividade física em ambientes abertos, pode causar ou mesmo agravar o problema: 81% das pessoas que têm melasma apresentam piora das manchas quando se expõem à luz ultravioleta. A gestação e o uso de hormônios, como por exemplo, pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, também são fatores de risco comuns para o surgimento do melasma. Se você sofre com melasma, procure um dermatologista perto de você.
QUAIS SÃO OS ERROS QUE PIORAM O MELASMA?
A maioria das pessoas aplica uma quantidade bem menor do que a necessária e esquece de reaplicar o protetor solar ao longo do dia. Outro erro comum é não usar protetor solar em dias nublados ou, quando em casa, trabalhando próximo a janelas e diante de telas. O calor do sol, do ferro de passar e do forno, também pode impactar na piora do melasma.
EXISTE CURA PARA O MELASMA?
A boa notícia é que o melasma do rosto das mulheres pode desaparecer após a menopausa. Além disso, alguns tipos de manchas, que ocorrem em virtude de medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele ao sol ou que surgiram no período da gravidez, podem regredir com o tempo e o tratamento adequado. No entanto, na maioria dos casos, o melasma é crônico, com piora nos meses mais quentes do ano, e costuma retornar quando o tratamento é suspenso, daí a importância de manter um tratamento contínuo em casa e no consultório da dermatologista especialista em manchas.
QUAL É O MELHOR PROTETOR PARA QUEM TEM MELASMA?
Como a maioria das pessoas aplica cerca de metade da camada recomendada de protetor solar, fatores de proteção maiores (por exemplo, ≥ 50) são recomendados para quem sofre com manchas na pele. Verifique no rótulo se o protetor solar tem PPD alto, para garantir também proteção contra os raios UVA, que causam envelhecimento da pele. O ideal é que o protetor solar para pessoas com melasma tenha cor e ofereça cobertura suficiente para esconder completamente as manchas. Somente assim, você estará adequadamente protegida.
QUAL É O MELHOR TRATAMENTO PARA MELASMA?
Procedimentos como eletroporação, lasers, microagulhamento médico e peelings químicos para melasma são fundamentais para o controle das manchas. Geralmente, a combinação de procedimentos promove melhores resultados e é por isso, que na sua consulta dermatológica, a Dra. Thâmara Morita, especialista em melasma em Aracaju, montará um protocolo que respeite as suas necessidades, que pode ser mensal ou quinzenal.