O QUE É A DERMATITE SEBORREICA?
A dermatite seborreica é uma condição comum, que pode afetar recém-nascidos até 3 meses de vida e adultos, com idade entre 30 e 60 anos, sobretudo homens. Nos adultos, assim como diabetes e hipertensão arterial, a dermatite seborreica é uma doença crônica. A diferença é que nos casos de dermatite, o paciente pode passar semanas a meses sem apresentar lesões entre os episódios mais intensos de vermelhidão e descamação. Já nas crianças, o quadro, que além do couro cabeludo, pode afetar rosto, pescoço, axilas e virilhas, geralmente se resolve em algumas semanas a poucos meses.
CASPA É FUNGO?
Segundo a especialista em dermatite seborreica Thâmara Morita, o fungo Malassezia sp. é encontrado em maior quantidade em pessoas com dermatite seborreica, daí a importância de incluir a lavagem do couro cabeludo com um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, em seu scalpcare. Existe uma predisposição genética para o desenvolvimento da dermatite seborreica, que costuma piorar em períodos de estresse e noites insones.
QUEM TEM MAIOR RISCO DE APRESENTAR DERMATITE SEBORREICA?
Além da infecção pelo vírus HIV e Síndrome de Down, algumas doenças neurológicas também cursam com maior incidência de dermatite seborreica, como a doença de Parkinson, traumatismo craniano, trauma medular, acidentes vasculares encefálicos (AVE), epilepsia e paralisia do nervo facial.
QUAIS OS TIPOS DE CASPA?
As lesões de dermatite seborreica, que se apresentam como vermelhidão e descamação, são mais frequentes nas áreas de elevada produção de sebo, como o couro cabeludo, rosto (principalmente sobrancelhas, cílios, região do contorno do nariz e barba), orelhas e região anterior do tórax. Em alguns casos, a dermatite seborreica pode se manifestar em regiões de dobras, como axilas, umbigo, virilhas, e sob as mamas.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CASPA, DERMATITE SEBORREICA E PSORÍASE?
Na psoríase, as placas são mais bem delimitadas, redondas ou ovais e as escamas mais brancas e secas. Na dermatite seborreica, conhecida como caspa, a descamação é mais fina e difusa. Embora possa ocorrer exclusivamente no couro cabeludo, a psoríase geralmente afeta outras áreas do corpo, como joelhos, cotovelos e unhas.
COMO SABER SE É CASPA OU SEBORREIA?
Existe ainda uma discussão se a descamação leve do couro cabeludo, conhecida como caspa, e muitas vezes provocada pelo uso excessivo de condicionadores e cremes para o cabelo, pode ser considerada uma forma mais leve de dermatite seborreica. Para evitar a caspa, é possível usar shampoos esfoliantes ou anti resíduos, a cada 7-15 dias.
O QUE É BOM PARA ACABAR COM A CASPA?
Para tratar caspa e dermatite seborreica costumam ser usados sabonetes e shampoos à base de antifúngicos, como cetoconazol e ciclopirox olamina, além de ativos como sulfeto de selênio e piritionato de zinco. Loções, cremes ou pomadas contendo corticosteroides tópicos – desonida, hidrocortisona e mometasona, e anti-inflamatórios inibidores da calcineurina – tacrolimus (0,03 e 0,1%) e pimecrolimus (1%) também costumam ser prescritos pelos melhores dermatologistas. Medicamentos em comprimidos, como cetoconazol e itraconazol, podem ser indicados principalmente em casos de dermatite seborreica extensa e que não respondem ao uso de medicações de uso local.