PARA QUE SERVEM OS FIOS DE PDO?
Os fios de polidioxanona (PDO) são utilizados na dermatologia por sua capacidade de promover tração em áreas que apresentam sinais de flacidez e perda de estrutura, bem como por estimularem a produção de colágeno, melhorando a qualidade e a firmeza da pele onde são posicionados.
QUANDO VEREI OS RESULTADOS DO MEU TRATAMENTO COM FIOS DE PDO?
Os resultados do tratamento com fios nem sempre são imediatos, mas sim progressivos ao longo de 1-2 anos, pois dependem da produção de colágeno pelo nosso próprio organismo. Após o procedimento, é possível notar um efeito de lifting, quando se usam fios chamados de espiculados ou de tração.
QUAIS ÁREAS PODEM SER TRATADAS COM FIOS DE PDO?
Os fios de PDO ganharam destaque no embelezamento do rosto, principalmente para reposicionamento da sobrancelha na técnica de fox eyes, tratamento de rugas próximas aos olhos e no meio da sobrancelha, prevenção de papada e perda do contorno do rosto. No entanto, também apresentam resultados satisfatórios no tratamento dos sinais de envelhecimento do pescoço, e em áreas corporais, como abdômen, melhorando o aspecto de “umbigo triste”.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS FIOS DE PDO E O FIO RUSSO?
O lift facial com fios é realizado por dermatologistas e cirurgiões plásticos desde a década de 90. No entanto, os fios permanentes mais antigos, como o fio russo, mostraram-se desvantajosos pelo considerável nível de complicações e baixo índice de satisfação a eles relacionados. Com os anos, as técnicas de aplicação e os materiais que compõem os fios evoluíram. A chegada dos fios absorvíveis de PLLA e PDO, permitiu que, não só as pacientes que buscam prevenir os sinais do envelhecimento, mas também aquelas que desejam complementar o resultado de técnicas como preenchimento com ácido hialurônico, pudessem contar com mais uma opção em seu arsenal de tratamentos estéticos.
COMO SABER SE SOU CANDIDATA A UM TRATAMENTO COM FIOS DE PDO?
A paciente ideal para um tratamento com fios de PDO é aquela com expectativas realistas, uma vez que os resultados obtidos com um lift com fios não pode ser comparado àqueles de uma ritidoplastia. A técnica com fios está indicada para quem não consegue nem imaginar a possibilidade de se submeter a uma cirurgia (necessidade de internação, cuidados pós-operatórios prolongados, afastamento do trabalho, cicatrizes que podem ser difíceis de esconder sob cabelos curtos). Se você apresenta uma pele madura, já realizou um preenchimento com ácido hialurônico ou sessões de bioestimuladores de colágeno, investiu em tecnologias como ultrassom microfocado, mas ainda apresenta áreas focais de flacidez, você pode ser uma candidata ao tratamento com fios de PDO. Se você é jovem e deseja prevenir a perda da firmeza e elasticidade da pele, pode incluir os fios de PDO como parte de um plano de tratamento com procedimentos minimamente invasivos realizados ao longo dos anos para prevenir os sinais do envelhecimento.
QUEM NÃO PODE SE SUBMETER A UM TRATAMENTO COM FIOS DE PDO?
Pacientes com doença autoimune não controlada ou em uso de imunossupressores, indivíduos em uso de anticoagulantes, gestantes, e pessoas que têm expectativas irreais a respeito dos resultados de seu tratamento.
QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS UM TRATAMENTO COM FIOS DE PDO?
Em caso de inchaço ou hematoma, é possível realizar compressas frias na área tratada. Suspenda o uso de cremes e protetores solares por 24-48 horas, até que os pontos de inserção dos fios estejam completamente cicatrizados. Caso realize fios de tração, opte por dormir de barriga para cima durante 7 dias. Evite movimentos faciais muito amplos, como abrir a boca exageradamente, inclusive durante consulta ao dentista, mastigar chiclete ou alimentos duros, e não massageie o rosto, por, pelo menos, 2 semanas. Não se exponha a temperaturas extremas em saunas e adie procedimentos que gerem calor, como radiofrequência e ultrassom microfocado, por 4 semanas.
QUAIS SÃO OS RISCOS DE UM TRATAMENTO COM FIOS DE PDO?
Após um tratamento com fios de PDO, é possível observar leve vermelhidão e inchaço, os quais regridem em 48-72 horas, na maioria dos casos. Principalmente quando 10 ou mais fios são colocados em cada lado do rosto, hematomas, que demoram dias a semanas até serem completamente absorvidos, podem ocorrer. Ondulações, migração e extrusão são efeitos adversos raros.
QUANTO CUSTA A APLICAÇÃO DE FIOS DE PDO?
O custo da aplicação depende de quantos fios serão inseridos, o que, por sua vez, relaciona-se com o grau de flacidez e envelhecimento da pele. Os fios de PDO são considerados um complemento ao resultado de outros procedimentos dermatológicos, como preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno.