Dermatite Seborreica

O QUE É A DERMATITE SEBORREICA?

A dermatite seborreica é uma condição comum, que pode afetar recém-nascidos até 3 meses de vida e adultos, com idade entre 30 e 60 anos, sobretudo homens. Nos adultos, assim como diabetes e hipertensão arterial, a dermatite seborreica é uma doença crônica. A diferença é que nos casos de dermatite, o paciente pode passar semanas a meses sem apresentar lesões entre os episódios  mais intensos de vermelhidão e descamação. Já nas crianças, o quadro, que além do couro cabeludo, pode afetar rosto, pescoço, axilas e virilhas, geralmente se resolve em algumas semanas a poucos meses. 

CASPA É FUNGO?

Segundo a especialista em dermatite seborreica Thâmara Morita, o fungo Malassezia sp. é encontrado em maior quantidade em pessoas com dermatite seborreica, daí a importância de incluir a lavagem do couro cabeludo com um shampoo antifúngico, como o cetoconazol,  em seu scalpcare. Existe uma predisposição genética para o desenvolvimento da dermatite seborreica, que costuma piorar em períodos de estresse e noites insones. 

QUEM TEM MAIOR RISCO DE APRESENTAR DERMATITE SEBORREICA?

Além da infecção pelo vírus HIV e Síndrome de Down, algumas doenças neurológicas também cursam com maior incidência de dermatite seborreica, como a doença de Parkinson, traumatismo craniano, trauma medular, acidentes vasculares encefálicos (AVE), epilepsia e paralisia do nervo facial.

QUAIS OS TIPOS DE CASPA?

As lesões de dermatite seborreica, que se apresentam como vermelhidão e descamação, são mais frequentes nas áreas de elevada produção de sebo, como o couro cabeludo, rosto (principalmente sobrancelhas, cílios, região do contorno do nariz e barba), orelhas e região anterior do tórax. Em alguns casos, a dermatite seborreica pode se manifestar em regiões de dobras, como axilas, umbigo, virilhas, e sob as mamas. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CASPA, DERMATITE SEBORREICA E PSORÍASE? 

Na psoríase, as placas são mais bem delimitadas, redondas ou ovais e as escamas mais brancas e secas. Na dermatite seborreica, conhecida como caspa, a descamação é mais fina e difusa. Embora possa ocorrer exclusivamente no couro cabeludo, a psoríase geralmente afeta outras áreas do corpo, como joelhos, cotovelos e unhas.

COMO SABER SE É CASPA OU SEBORREIA? 

Existe ainda uma discussão se a descamação leve do couro cabeludo, conhecida como caspa, e muitas vezes provocada pelo uso excessivo de condicionadores e cremes para o cabelo, pode ser considerada uma forma mais leve de dermatite seborreica. Para evitar a caspa, é possível usar shampoos esfoliantes ou anti resíduos, a cada 7-15 dias. 

O QUE É BOM PARA ACABAR COM A CASPA?

Para tratar caspa e  dermatite seborreica costumam ser usados sabonetes e shampoos à base de antifúngicos, como cetoconazol e ciclopirox olamina, além de ativos como sulfeto de selênio e piritionato de zinco. Loções, cremes ou pomadas contendo corticosteroides tópicos  – desonida, hidrocortisona e  mometasona, e anti-inflamatórios inibidores da calcineurina – tacrolimus (0,03 e 0,1%) e pimecrolimus (1%) também costumam ser  prescritos pelos melhores dermatologistas. Medicamentos em comprimidos, como cetoconazol e itraconazol, podem ser indicados principalmente em casos de dermatite seborreica extensa e que não respondem ao uso de medicações de uso local. 

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!