Acne

ATÉ QUAL IDADE É NORMAL TER CRAVOS E ESPINHAS?

Embora seja mais comum na adolescência, homens e mulheres entre 20 e 40 anos podem sofrer com cravos e espinhas. Se você tem acne e quer saber como prevenir marcas e cicatrizes, procure ajuda de uma médica dermatologista perto de você. 

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DE ACNE NA MULHER ADULTA? 

Algumas vezes, alterações hormonais justificam o aparecimento de espinhas internas na mulher adulta, durante a gestação ou ainda na menopausa. Na síndrome dos ovários policísticos, por exemplo, além das espinhas, é possível notar aumento de oleosidade na pele e nos cabelos; excesso de pelos em áreas como rosto (principalmente no queixo e acima do lábio superior), ao redor dos mamilos e parte interna das coxas; além de queda de cabelos. O uso de implantes hormonais com testosterona ou gestrinona é uma causa cada vez mais frequente de acne na mulher adulta. 

O QUE PODE CAUSAR O APARECIMENTO DE ESPINHAS?

O uso de medicamentos como corticoides e vitaminas do complexo B; a ingestão de whey protein; assim como uma dieta rica em calorias, alimentos com alto índice glicêmico (incluindo frituras e chocolate) e leite (mesmo o desnatado) e derivados, são algumas das possíveis causas de espinhas, além de estresse e alterações hormonais. Em sua consulta médica, a Dra. Thâmara fará uma investigação detalhada sobre o que está causando cravos e espinhas na sua pele, buscando o tratamento mais adequado para você. 

“ACNE GENÉTICA” EXISTE?

Segundo os melhores especialistas em espinhas, muitos pacientes ainda têm dúvida se a acne é uma condição hereditária. De fato, se você tiver história de acne na família, há maior probabilidade de desenvolver lesões mais graves. Porém, muitos pais e mães de adolescentes com acne normalizam o problema e acabam atrasando a procura por cuidados adequados. Se você é ou conhece um adolescente com espinhas, busque ajuda de uma dermatologista competente para orientá-lo, pois frequentemente elas são causa de ansiedade social nessa faixa etária. 

EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE ACNE, ESTRESSE E DEPRESSÃO?

No Brasil, a acne é a causa mais frequente de consulta ao médico dermatologista. A acne pode causar grande comprometimento emocional, com: perda da auto-estima, depressão, ansiedade e medo de interação com outras pessoas, principalmente quando evolui com nódulos, cistos ou cicatrizes. É possível também observar a relação entre piora da acne e períodos de estresse emocional. Muitas pessoas notam piora da acne antes de uma prova, reunião ou compromisso importante, por exemplo.

COMO TRATAR CRAVOS E ESPINHAS?

O tratamento de cravos e espinhas sempre envolve uma rotina antiacne diária, chamada de skincare, com sabonete suave, protetor solar com toque seco e hidratante específico para pele oleosa e acneica. Se você tem acne grave, com nódulos ou cistos, pode ser orientado a usar isotretinoína oral, o famoso Roacutan®. Os poros dilatados, a oleosidade da pele e as manchas provocadas pelas espinhas podem ser controlados por meio de lasers, peelings químicos, e de tecnologias, como a eletroporação, que praticamente não causam desconforto.  Enquanto isso, o tratamento das cicatrizes de acne muitas vezes requer a associação de técnicas, incluindo sessões de lasers ablativos, microagulhamento médico, Subcision®, assim como a aplicação de substâncias injetáveis como ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno (ácido poli-L-láctico/Sculptra®, policaprolactona/Ellansé®, hidroxiapatita de cálcio/Radiesse®).

EXISTE ALGUM OUTRO TRATAMENTO PARA ACNE DA MULHER ADULTA ALÉM DA ISOTRETINOÍNA ORAL (ROACUTAN®)?

Para casos leves a moderados, podem ser utilizados géis ou cremes, contendo ácido salicílico, ácido azeláico, ou retinoides como tretinoína e adapaleno, combinado ou não ao peróxido de benzoíla. Para casos moderados a severos, podem ser prescritos anticoncepcionais combinados: pílulas com etinilestradiol e um progestágeno, como drospirenona, ciproterona, dienogeste e clormadinona. Já a espironolactona é um agente capaz de inibir andrógenos (hormônios masculinos), promovendo diminuição da produção de sebo, controle do excesso de pelos (hirsutismo) e da queda de cabelos (alopécia). Por isso, tem sido utilizada no tratamento da acne da adolescência e da mulher adulta, que afeta o rosto e o corpo. Seus principais efeitos colaterais nas doses utilizadas são: dolorimento das mamas e irregularidade menstrual. A limpeza de pele possibilita a extração dos cravos, peelings químicos promovem uma esfoliação e renovação da pele, ao passo que a eletroporação possibilita o tratamento de manchas e espinhas no rosto, no tórax e no bumbum.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!