Existem diversas marcas de bioestimuladores de colágeno disponíveis no Brasil, incluindo: Sculptra®, Radiesse®, Elleva®, AestheFill®, Ellansè®. Os bioestimuladores tem como objetivo estimular as células produtoras de colágeno, os fibroblastos, promovendo efeito a partir de 1 mês, que continua a aumentar ao longo de 9-12 meses após a aplicação do produto.
No dia do seu procedimento, seu rosto deve estar limpo, sem resquícios de protetor ou maquiagem, a fim de que sejam realizados alguns pontos de anestésico para entrada de uma fina cânula, através da qual o produto é aplicado.
A injeção de bioestimuladores, de modo geral, não deve ser realizada na testa, região ao redor da boca (perioral), região de pálpebras inferiores (periorbital) e em lábios. Quando executado por profissionais experientes, todo o procedimento é extremamente bem tolerado e dura cerca de 30-40 minutos. Após a sessão, seu médico pode pedir que você realize uma massagem no local, 2-3 vezes ao dia, por 3-5 dias. O Sculptra®, um bioestimulador à base de de ácido poli-L-lático foi aprovado para uso na Europa em 1999 e nos Estados Unidos em 2004.
Além de rosto e pescoço, está bem indicado para uso em áreas corporais com sinais de flacidez, como coxas, glúteos, abdômen, braços e joelhos. Já o Radiesse® é um bioestimulador à base de hidroxiapatita de cálcio, aprovado pelo FDA em 2006, cujos resultados de melhora de espessura e elasticidade da pele podem durar de um a três anos.
Assim como o poli-L-lático, a hidroxiapatita de cálcio pode ser usada no rosto e no corpo, com resultados bem evidentes no tratamento do envelhecimento das mãos e na correção de celulites corporais profundas. O número de ampolas e sessões de qualquer um dos bioestimuladores varia de acordo com a área tratada e queixa do paciente.
Uma pergunta comum é sobre a duração do efeito dos bioestimuladores (Sculptra®, Radiesse®). Como continuamos envelhecendo diariamente, são necessárias sessões anuais de manutenção. A Dra. Thâmara Morita é referência no tratamento com bioestimuladores de colágeno em Aracaju, Sergipe.