MEU CABELO ESTÁ CAINDO MUITO: O QUE PODE SER?
Cada fio de cabelo do couro cabeludo tem um ciclo de vida, que dura cerca de 2-4 anos, com crescimento em torno de 1 cm ao mês. Após este período, o fio cai, e o folículo repousa antes de entrar em uma nova fase de crescimento. Em condições normais, 100-150 fios (10% do seu cabelo) se desprendem diariamente do couro cabeludo, principalmente durante a lavagem ou ato de pentear-se. Esta é a queda naturalmente esperada e que não representa nenhum tipo de doença. Um aumento desse número pode ser observado 3 meses após um fator desencadeante, como parto, cirurgia, doença febril – inclusive dengue e infecção por coronavírus, perda acentuada de peso, interrupção da pílula anticoncepcional e outros eventos estressantes. Nestes casos, chamados pelo dermatologista de eflúvio telógeno, embora seja possível perceber uma diminuição do volume dos cabelos e o aparecimento de fios mais curtos na região das têmporas, o cabelo geralmente volta a crescer normalmente em até 3-6 meses, mesmo sem tratamento específico.
QUANDO A QUEDA DE CABELO PASSA A SER PREOCUPANTE?
Em algumas pessoas, a queda persiste por mais de 6 meses, ou ocorre em ciclos ao longo dos anos, podendo causar perda não só de volume, mas também de comprimento dos fios. Ainda assim, embora seja o temor de muitas delas, esta queda não evolui para calvície. Diante de uma queda intensa e duradoura, é de grande importância descartar outros diagnósticos, como alopecia androgenética e alopecia frontal fibrosante, por exemplo. Um exame não-invasivo realizado no consultório médico, a tricoscopia, pode ser de grande ajuda nesta diferenciação. Sua dermatologista poderá solicitar, quando necessário, exames para investigar causas associadas, como carência de ferro, problemas na tireoide, falta de vitamina D e, mais raramente, deficiência de zinco.
QUAL A MELHOR VITAMINA PARA O CABELO PARAR DE CAIR?
Muitas vezes, os pacientes atrasam seu diagnóstico, buscando por vitaminas, gomas e tratamentos caseiros para queda de cabelo. Mas, a verdade é que nem todos precisam ser tratados com suplementos vitamínicos. Frequentemente, uma dieta equilibrada é capaz de fornecer a quantidade diária necessária de vitaminas e sais minerais que precisamos para uma boa saúde geral. Inclua na sua alimentação espinafre, aveia, salmão, castanhas, para minimizar a queda e ter um cabelo saudável e com brilho. Em casos específicos, uma dermatologista tricologista perto de você poderá indicar a vitamina ou mineral que precisam ser repostos, de acordo com os resultados dos seus exames de sangue.
COMO PARAR A QUEDA DE CABELO?
A Dra. Thâmara Morita explica que, apesar do apelo comercial, nenhum tipo de shampoo sozinho é capaz de tratar a queda de cabelo e calvície. Na verdade, sua principal função é agir como um detergente, removendo a oleosidade e a impureza dos fios. E, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, independentemente da frequência, lavar ou pentear os cabelos não causa queda. Somente os fios que já estavam soltos são eliminados durante este processo. Em nossa clínica, dispomos de diversos tratamentos para queda de cabelo, como a eletroporação e a microinfusão de medicamentos na pele (MMP®), que podem ser realizados a cada 15 ou 30 dias, duram menos de 30 minutos e não afastam você da atividade física e do trabalho.