COMO SE FORMAM AS ESTRIAS?
As estrias acometem homens e mulheres, podendo causar grande desconforto estético. Elas são consideradas cicatrizes e ocorrem devido ao estiramento das fibras que dão suporte à pele, que pode ocorrer no último trimestre da gestação, na adolescência – durante o estirão de crescimento, após a colocação de prótese de mama, devido à musculação, bem como por alterações hormonais e uso de corticoides. Pessoas com história na família de estrias precisam redobrar os cuidados com a hidratação da pele, principalmente nesses períodos. Embora não seja uma regra, estrias recentes costumam ser vermelhas e coçar. Com o passar do tempo, tornam-se brancas e é possível notar uma piora na qualidade da pele afetada.
QUAIS OS MELHORES CREMES PARA ESTRIAS NO MERCADO?
Cremes hidratantes trazem poucos benefícios para prevenção e tratamento das estrias. Caso não possa fazer um tratamento em consultório, procure por produtos cuja composição inclua ativos como: Centella asiatica, vitamina E, e Hydroxyprolisilane-C®, que aceleram a cicatrização e melhoram a resistência da pele. Óleos, de rosa mosqueta ou amêndoas, tem propriedades hidratantes e usá-los durante a massagem melhora o fluxo sanguíneo para a pele. O uso de ácidos, como glicólico e retinóico (este geralmente não recomendado durante a gestação e a amamentação), pode amenizar o aspecto de estrias recentes ou maduras.
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS PARA ESTRIAS?
Melhorar a aparência das estrias com peelings químicos é possível, porém demanda maior número de sessões. Para melhores resultados, é necessário associá-los a outras modalidades de tratamento, como a Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP®). Segundo a dermatologista especialista em estrias, Thâmara Morita, o laser ablativo pode ser usado na abordagem de estrias recentes ou antigas, de maneira segura, mesmo em peles morenas e negras, uma vez que é capaz de promover aumento do colágeno e renovação profunda da pele. Uma das maiores novidades no tratamento das estrias vermelhas ou brancas tem sido a inovadora Mesoject®, plataforma de eletroporação em que todo o tratamento é realizado sem o uso de agulhas, com mínimo dano à pele e rápida recuperação.