SUDORESE EXCESSIVA É NORMAL?
É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de medo ou nervosismo. Já a sudorese excessiva, que se manifesta mesmo fora destas situações, costuma causar grande constrangimento social. Ela pode ocorrer não só em mãos, pés e axilas, mas também na região abaixo das mamas, couro cabeludo, rosto e diversas outras partes do corpo, e até ser generalizada. Geralmente, a hiperidrose cessa durante o sono e se associa à história de casos semelhantes na família.
O QUE FAZER PARA CONTROLAR O SUOR EXCESSIVO?
A primeira opção de tratamento para a hiperidrose são os medicamentos tópicos, como desodorantes à base de cloreto de alumínio. A pele deve estar completamente seca antes da aplicação, e a frequência de uso durante a semana diminui assim que a transpiração excessiva estiver controlada, para evitar irritação na área tratada. Alguns pacientes podem precisar fazer uso de medicamentos em comprimido, como a oxibutinina. No entanto, eles podem provocar efeitos colaterais, como boca seca, retenção de urina e visão turva.
COMO ACABAR COM A HIPERIDROSE?
Segundo a especialista em hiperidrose, Dra. Thâmara Morita, um dos procedimentos mais realizados em todo o mundo para o controle da hiperidrose consiste na aplicação de toxina botulínica, que pode ser realizada nas palmas, axilas, virilhas ou couro cabeludo. Para pacientes mais sensíveis à dor, um creme com lidocaína pode ser aplicado antes do procedimento. Bolsas de gelo também podem ser aplicadas antes e durante o procedimento para maior conforto. Geralmente, observa-se uma melhora dos sintomas já na primeira semana de tratamento, que se sustenta, em algumas pessoas, por até 9 meses.