A microinfusão de medicamentos utiliza uma máquina de tatuagem com a finalidade de infundir ativos diretamente na camada desejada da pele. O dispositivo certificado pela ANVISA para uso médico realiza um movimento controlado de vai e vem.
As agulhas são esterilizadas, de uso individual e descartadas após o procedimento. Existem diversas publicações científicas sobre a MMP® em cicatrizes, alopecia androgenética (calvície), leucodermias gutatas (pequenas e redondas manchas brancas na pele causadas pela exposição ao sol), vitiligo e estrias.
Sua grande vantagem em relação à tradicional aplicação de medicamentos com agulhas, chamada de mesoterapia ou intradermoterapia, é a padronização da profundidade e quantidade de produto a ser aplicada. Normalmente, o procedimento no couro cabeludo é bem tolerado, sem necessidade de anestesia.
Já no rosto e no corpo, é possível aplicar creme anestésico por 30-40 minutos antes da sessão, para maior conforto do paciente. O número de sessões geralmente é de 3 a 5, realizadas com intervalos de 30 dias.
Após o procedimento, algumas pessoas podem perceber leve dolorimento local por 1-2 dias. Quando o procedimento é realizado para tratamento de queda de cabelos, não se deve lavar o couro cabeludo nas 6-8 horas subsequentes.