Rosácea

QUAIS SÃO OS TRÊS TIPOS DE ROSÁCEA?

A rosácea é uma condição que provoca vermelhidão transitória ou persistente, finos vasos visíveis, lesões semelhantes a espinhas na pele do rosto, além de sensação de ardência ou pinicação. De acordo com a médica especialista em rosácea, Thâmara Morita, pessoas com a pele clara têm maior risco de rosácea, que usualmente se manifesta entre os 30-50 anos de idade. Existem três subtipos de rosácea: I – eritematotelangiectásica (pele vermelha e com vasos visíveis), II – papulopustulosa (bolinhas vermelhas com ou sem pus), III – rosácea fimatosa (pele com aspecto de casca de laranja, fenômeno que, no nariz, é chamado de rinofima) e IV – rosácea ocular. 

O QUE EVITAR QUANDO SE TEM ROSÁCEA?

Além de um componente de predisposição genética, a rosácea está relacionada a algumas causas (gatilhos de piora), como: ingestão de bebidas quentes, alimentos apimentados, variações de temperatura (muito calor ou frio), luz solar, atividade física, uso de corticóides tópicos ou orais, e estresse emocional, que devem ser evitados, quando possível. 

COMO SABER SE EU TENHO ROSÁCEA?

De modo geral, não são necessários exames laboratoriais para confirmar se você tem rosácea. Porém, nos casos em que for preciso excluir outras condições, tais como: dermatite seborreica, acne, dermatite perioral e lúpus eritematoso, a biópsia de pele pode ser realizada. Pessoas com rosácea costumam apresentar um desequilíbrio da barreira de proteção da pele, e, por isso, têm maior sensibilidade local. Em mais de 50% dos pacientes, é possível identificar um quadro de rosácea ocular, que se manifesta com lacrimejamento, ardência e secura dos olhos. Algumas vezes, essas pessoas apresentam também vermelhidão e inchaço da pálpebra e região em torno dos olhos. Se você suspeita que tenha rosácea, procure uma especialista em pele perto de você. 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA QUEM TEM ROSÁCEA?

Os melhores dermatologistas explicam que, em sua rotina de cuidados com a pele, os pacientes com rosácea devem evitar o uso de sabonetes abrasivos, esfoliantes, adstringentes e higienizadores contendo álcool em sua composição. Algumas soluções para acalmar a vermelhidão do rosto incluem: água termal, compressas frias e chá de camomila gelado. Pessoas com pele sensível podem optar por um filtro solar mineral, composto por partículas como dióxido de titânio e óxido de zinco, que refletem a radiação solar, sem causar alergias, ardência e irritação. 

PIORA SÚBITA DA ROSÁCEA? PROCURE UMA DERMATOLOGISTA PERTO DE VOCÊ!

Pessoas com rosácea, principalmente mulheres na faixa dos 20 anos, podem manifestar um quadro de piora súbita, chamado pelos dermatologistas de rosacea fulminans. Nessa situação, ocorrem lesões vermelhas, dolorosas, com drenagem de pus e nódulos na face, que podem gerar cicatrizes. O tratamento requer uma combinação de medicamentos orais e tópicos, e pode levar de 3-6 meses.

QUAL POMADA USAR PARA MELHORAR A ROSÁCEA?

Ativos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, como niacinamida, alfabisabolol e alantoína são os preferidos por quem tem rosácea. Além disso, diversos tipos de medicamentos de uso local, como ácido azelaico, metronidazol e ivermectina, podem ser prescritos pelo médico dermatologista. Para os casos que não apresentam resposta adequada com o uso de tópicos, estão indicados antibióticos por via oral, como minociclina, doxiciclina, limeciclina e tetraciclina, betabloqueadores, como o carvedilol, e mesmo a isotretinoína sistêmica, comercialmente conhecida como Roacutan®. em baixas doses. 

COMO DESINFLAMAR A ROSÁCEA? 

Em sua clínica dermatológica em Aracaju, a Dra. Thâmara Morita conta que um dos tratamentos mais procurados para controlar a vermelhidão da pele dos pacientes com rosácea é a aplicação de toxina botulínica. Além disso, a maioria dos tipos de rosácea, inclusive em sua fase ativa, pode ser tratada com lasers, e eletroporação. Não há cura para a rosácea, mas a oferta de tratamentos disponíveis têm aumentado significativamente. 

QUEM TEM ROSÁCEA PODE FAZER PEELING E LIMPEZA DE PELE? 

Devem ser evitados os peelings tradicionais, que causam ardência e descamação. Prefira tratamentos com ativos mais modernos e calmantes, que ajudam a desinflamar a pele, sem irritá-la. A limpeza de pele, quando necessária, deve ser realizada por um profissional cuidadoso, evitando-se ácidos fortes e produtos abrasivos. Após o procedimento, é importante fazer uso de água termal e máscaras calmantes. 

EXISTEM NOVIDADES NO TRATAMENTO DA ROSÁCEA?

A ivermectina em creme a 1% mostrou melhora em 80% dos casos de rosácea do subtipo II (bolinhas vermelhas com ou sem pus). Já o uso da oximetazolina em creme pela manhã é capaz de reduzir a vermelhidão da pele, com efeito iniciando 1-3 horas após a aplicação e duração de 8-10 horas. O tratamento com ácido azelaico em gel pode provocar ardência, pinicação e coceira, sobretudo nas primeiras semanas de uso, que devem ser contornadas com o uso de hidratantes com ativos calmantes, dentre eles: ceramidas, alantoína e alfabisabolol. Pessoas com rosácea têm notado o efeito benéfico da eletroporação no controle da pele inflamada. Este tratamento não causa dor ou desconforto, e é realizado em poucos minutos no consultório da dermatologista.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!