A aplicação de toxina botulínica, conhecida por muitas pessoas como Botox®, é realizada principalmente para amenizar temporariamente linhas de expressão na testa, meio das sobrancelhas e ao redor dos olhos.
É o procedimento estético mais realizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Além dos pontos clássicos, a toxina botulínica pode ser aplicada também no pescoço, contribuindo para retardar o envelhecimento dessa região.
Em pontos avançados, ela ajuda a levantar o canto da boca, a suavizar o rosto de pessoas com bruxismo, e a amenizar o sorriso gengival. Além disso, pode ser aplicada para tratamento de rosácea e de sudorese excessiva nas axilas e virilhas. Além do Botox®, existem outras marcas de boa qualidade no mercado brasileiro, como Dysport®, Botulift®, Xeomin®.
Alguns cuidados são necessários após uma aplicação de toxina botulínica: não massageie a área; evite deitar nas primeiras horas após o procedimento; evite medicamentos contendo aspirina (AAS®). O efeito do Botox® começa a ser percebido em 3-5 dias, e, em bula, sua duração é de 4-6 meses, em média. No entanto, pessoas que praticam atividade podem perceber uma menor durabilidade da toxina botulínica.
Seus melhores resultados são vistos quando aplicados já aos 30-35 anos, antes de que rugas definitivas se instalem. Não confunda: preenchimento e Botox® não são a mesma coisa. A Dra. Thâmara Morita é referência no tratamento com toxina botulínica em Aracaju, Sergipe.