A acne é um dos motivos mais frequentes de visita ao consultório do dermatologista. Não só adolescentes sofrem com cravos e espinhas, mas também adultos, principalmente mulheres. A especialista em acne, Dra. Thâmara Morita, esclarece as dúvidas mais comuns sobre cravos e espinhas.
ATÉ QUAL IDADE É NORMAL TER ESPINHAS?
A acne da mulher adulta é definida como aquela que acontece após os 19 anos de idade. Os cenários são diversos, desde uma pessoa que teve acne na adolescência, melhorou e voltou a apresentar acne da vida adulta, até uma pessoa que nunca teve acne e passa a apresentar cravos e espinhas após os 19-20 anos. Histórico de pessoas com acne na família e alterações hormonais aumentam o risco de que você apresente acne na idade adulta.
O QUE CAUSA ESPINHAS NO ROSTO DEPOIS DOS 30 ANOS?
A acne adulta é provocada pela interação de diversos fatores, como: predisposição genética, colonização por bactérias, inflamação ao redor das glândulas sebáceas, aumento da secreção de sebo, bem como alteração da sua composição. Alguns gatilhos podem causar ou piorar a acne, como: exposição ao sol, estresse emocional, alimentação rica em açúcares e gorduras, medicamentos, doenças endocrinológicas, cosméticos e lavagem excessiva da pele. O uso de máscaras faciais para proteção respiratória também pode causar acne.
ESTRESSE PODE CAUSAR ACNE?
O estresse emocional é um fator desencadeante em até 70% dos pacientes com acne adulta. O estresse está associado ao hábito de escoriar (“cutucar”) a pele, o que aumenta o risco de inflamação, cicatrizes e manchas. O fato de o estresse causar estimulação de hormônios masculinos e aumento dos níveis de cortisol faz com que este seja uma importante causa de acne adulta.
POR QUE AS ESPINHAS PIORAM NO PERÍODO MENSTRUAL?
A piora no período pré-menstrual é extremamente comum e ainda mais frequente na mulher adulta, do que na adolescente. Essa piora é percebida também por mulheres que usam pílula anticoncepcional oral contendo derivados da progesterona isoladamente, como Cerazette®, Nactali®, Juliet®, Kelly®, Norestin® e Micronor®. O aparecimento de acne no período da menstruação é explicado pelo aumento do conteúdo de água da unidade pilossebácea causando obstrução do orifício do ducto sebáceo.
EXISTEM MEDICAMENTOS QUE PODEM CAUSAR ACNE?
Existem certos medicamentos que podem desencadear acne: corticoides (como Predsim®, Prelone®, Diprospan®, Decadron®), formulações antigas de contraceptivos orais, e vitamina B12, sobretudo quando reposta por via intramuscular. Isoniazida, testosterona, lítio e certos medicamentos usados em quimioterapia também podem causar acne. Os adultos sofrem mais com acne relacionada a medicamentos do que os adolescentes.
CHIP DA BELEZA CAUSA ESPINHAS?
Segundo a médica especialista em cravos e espinhas, Dra. Thâmara Morita, o implante hormonal de testosterona e/ou gestrinona pode causar não apenas acne, mas também aumento de pelos no rosto e no corpo, aumento da oleosidade da pele, engrossamento da voz, além de queda de cabelo.
QUAL É O MELHOR ANTICONCEPCIONAL PARA QUEM TEM ACNE?
Pílulas anticoncepcionais contendo drospirenona, ciproterona, clormadinona ou dienogeste, como Selene®, Yasmin®, Iumi®, Yaz®, Belara®, ajudam a controlar a produção de sebo na pele, reduzindo a inflamação e a formação de espinhas. Para saber qual é o anticoncepcional mais indicado para o seu caso, procure uma dermatologista perto de você.
O USO DE COSMÉTICOS PODE CAUSAR ACNE?
O uso de cosméticos como base e corretivo pode ser causa de acne em adolescentes e adultos. As adolescentes usam principalmente maquiagem para esconder cravos e espinhas, enquanto as mulheres adultas usam para cobrir as manchas por eles causadas. Se você suspeita que algum cosmético está lhe causando acne, leia o rótulo: ingredientes como lanolina, miristato de isopropila, álcool cetílico e ácido esteárico possuem propriedades comedogênicas, ou seja, ocasionam a formação de cravos e espinhas. Certos filtros solares oleosos também são agentes culpados por desencadear acne cosmética. Escolha sempre maquiagens de marcas reconhecidas no mercado nacional, fique atenta à validade dos produtos após abertos e higienize semanalmente esponjas e pincéis.
COMO SABER SE A ESPINHA É HORMONAL OU NÃO?
O aparecimento de cravos e espinhas após os 19 anos de idade, sem história anterior, pode levar à suspeita de alterações hormonais e outras doenças endócrinas. Se você apresenta: ciclos menstruais irregulares (ausência de menstruação, ciclos com intervalos maiores que 35 dias, ou com intervalos menores que 21 dias), aumento de pelos em áreas no rosto e no corpo, queda de cabelo, primeira menstruação tardia (>15 anos) ou acne resistente e de início súbito deve buscar uma clínica dermatológica perto de você para investigar se há um aumento dos níveis de hormônios masculinos.
QUAIS SÃO OS EXAMES PARA INVESTIGAR ACNE HORMONAL?
Os exames geralmente indicados são: testosterona livre e total, SDHEA, androstenediona, 17-alfa hidroxiprogesterona, SHBG, prolactina e cortisol. Os exames hormonais devem ser realizados 3 a 5 dias após o início da menstruação. Aumento leve a moderado do hormônio antimulleriano, SDHEA, e baixos níveis de SHBG podem ser observados como sinais de aumento de hormônios masculinos na acne feminina adulta. No entanto, a maioria das pacientes apresentam resultados de exames normais.
POR QUÊ PESSOAS COM ACNE DEVEM HIDRATAR A PELE DO ROSTO?
A hidratação ajuda a diminuir a perda de água da pele, a equilibrar a composição do sebo produzido por ela e a aumentar a tolerância aos ácidos usados para tratar manchas e espinhas. Quer saber como escolher um hidratante para pele oleosa? Escolha uma versão leve e não-comedogênica, com ativos anti-inflamatórios como niacinamida, ácido hialurônico e alfabisabolol.
QUAL É O MELHOR CREME PARA CRAVOS E ESPINHAS?
Os melhores produtos para eliminar espinhas e cravos podem incluir em sua composição: ácido salicílico, ácido azeláico, peróxido de benzoíla, adapaleno ou ácido retinoico. Independentemente de qual for prescrito pelo seu dermatologista, confira essas 5 dicas para cuidar da pele ao usar ácidos: 1) aumente a hidratação da pele; 2) reforce a proteção solar, 3) lave o rosto na manhã seguinte ao uso do ácido, 4) aplique uma camada fina e, 5) se perceber vermelhidão ou descamação, reduza a frequência do produto.
POSSO USAR ESFOLIANTE CASEIRO PARA TRATAR CRAVOS E ESPINHAS?
O uso excessivo de esfoliantes caseiros no rosto pode aumentar o risco de irritação e ressecamento. Hoje, é possível encontrar cremes esfoliantes para o rosto de valor acessível em sites, prateleiras de farmácias e lojas de dermocosméticos. Essa etapa pode ajudar na renovação da pele, mas para isso alguns cuidados são necessários ao esfoliar a pele: aplique um hidratante para peles mistas a oleosas após a esfoliação, e não exagere na frequência. Na maioria das pessoas, esfoliar 1 vez por semana é suficiente. Se você tem pele sensível e a depender do tipo de ácido em uso, pule essa etapa do skincare.
COMO ACABAR COM CRAVOS E ESPINHAS EM 3 DIAS?
Acabar com cravos e espinhas rapidamente é o sonho de muitas pessoas e a promessa de muitos produtos. Mas, na verdade, o segredo para ter um rosto lisinho e livre de espinhas é o cuidado constante e diário. Muitos fatores interferem na qualidade da sua pele, então avalie como está seu estado emocional, sua alimentação, o funcionamento do seu intestino e se está usando regularmente o skincare para pele oleosa prescrito pela sua melhor dermatologista. Os melhores tratamentos para cravos e espinhas são: eletroporação, lasers e peelings químicos realizados no consultório do dermatologista.