Você sabia que o câncer mais comum em todo o mundo é o câncer de pele? Por ano, quase 10 mil casos novos de câncer de pele ocorrem em nosso país. A biópsia é o exame indicado para confirmar o diagnóstico de câncer de pele. A Dra. Thâmara Morita, especialista em câncer de pele, esclarece as principais dúvidas sobre o tema.
COMO É O INÍCIO DO CÂNCER DE PELE?
Os cânceres de pele geralmente têm início em uma pinta ou lesão que muda de formato, cor ou tamanho; que sangra; ou como uma ferida que nunca cicatriza. Pessoas com: pele e olhos claros; história de câncer de pele na família; história pessoal de exposição ao sol ao longo da vida, sobretudo com antecedente de queimaduras solares na infância e adolescência; e pacientes transplantados têm maior risco de desenvolver câncer de pele.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CÂNCER DE PELE?
Os tipos mais comuns de câncer de pele são:
– Carcinoma basocelular: responsável por 70% dos casos, é o câncer de pele menos agressivo. É mais comum ocorrer em áreas frequentemente expostas ao sol, como rosto, principalmente no nariz. Normalmente, se manifesta como uma protuberância (feridas ou nódulos) de cor vermelha, brilhosa, com uma crosta central que pode sangrar com facilidade;
– Carcinoma espinocelular: representa 25% dos casos de tumores de pele. As lesões, que também surgem em áreas mais expostas ao sol, têm um tom avermelhado e se assemelham a um machucado ou ferida que não cicatriza e ocasionalmente sangra. Pode ocorrer também nos lábios e em ferimentos antigos;
– Melanoma: corresponde a 5% dos cânceres de pele; é o tipo mais raro, porém mais perigoso, pelo risco de espalhamento (metástases). Pode aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive em mucosas, palmas das mãos e plantas dos pés. Manifesta-se sob a forma de pintas com bordas irregulares, tonalidades diferentes variando do cinza-azulado ao preto, e principalmente tamanho maior que 6 mm (regra do ABCDE). É um câncer curável, em muitos casos, apenas com a retirada cirúrgica. Em outros, o tratamento com imunoterápicos é necessário.
COMO PREVENIR O CÂNCER DE PELE?
Para prevenir o aparecimento do câncer de pele, alguns cuidados são fundamentais: evite exposição prolongada ao sol entre 9h e 16h; use um protetor solar com fator de, no mínimo, 30; lembre de reaplicar o protetor ao sair da água e sempre que houver sudorese intensa; adote medidas extras, como chapéus, óculos, sombrinhas e roupas com fator de proteção ultravioleta; e evite bronzeamentos, sejam eles artificiais ou por exposição direta à luz solar.
CÂNCER DE PELE TEM CURA?
O câncer de pele pode ser tratado com medicamentos em creme, terapia com nitrogênio líquido ou cirurgia, a depender do seu tipo, localização e invasividade. Por isso, fique atento! A qualquer sinal diferente na pele, procure uma médica dermatologista. E não esqueça de fazer o seu check up anual de pele. Ele é importante para detectar as lesões o mais cedo possível, promovendo maiores chances de cura.