O QUE CAUSA O MELASMA?
O melasma afeta principalmente mulheres, mas também pode ocorrer em homens, com qualquer tonalidade de pele, sobretudo as mais morenas. Mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais combinadas (estrogênio e progesterona), estresse, exposição à radiação solar e à luz visível (emitida principalmente pelo sol, mas também por alguns tipos de lâmpadas e telas, como celular e computador), são algumas das causas que provocam o surgimento e a piora das manchas na pele. Se existem casos na sua família, maiores chances de você desenvolver melasma.
QUAL É O MELHOR PROTETOR SOLAR PARA QUEM TEM MELASMA?
Segundo a Dra. Thâmara Morita, médica especialista em melasma em Aracaju, o filtro solar mais adequado para pessoas com melasma é aquele com amplo espectro contra radiação ultravioleta A e B e proteção para luz visível – ou seja, com fator de proteção em torno de 50, PPD em torno de ⅓ do FPS (ou seja, cerca de 17) e cor da base. É preciso aplicar no rosto e no pescoço, a cada 2-3 horas ao longo do dia, o equivalente a uma colher de chá. Uma dica prática para saber a quantidade ideal de protetor a ser aplicada no rosto é aplicar uma segunda camada, imediatamente após a primeira, já que muitas pessoas tendem a usar menos protetor do que o necessário.
EXISTE ALGUM TRATAMENTO CASEIRO PARA MELASMA?
Muitas mulheres sonham em eliminar o melasma definitivamente. Porém, é preciso ter cuidado com receitas caseiras e pomadas para melasma, uma vez que o uso prolongado de alguns tipos de substâncias, como a hidroquinona, principalmente em elevadas concentrações, pode causar efeitos negativos, como irritação, manchas brancas persistentes e pigmentação acinzentada da pele. Para tratar manchas escuras na pele, procure uma clínica dermatológica perto de você.
MELASMA TEM CURA?
Novidades para o clareamento do melasma, como os antioxidantes orais (luteína, polypodium e picnogenol), pílulas que tratam o melasma de dentro para fora, e cremes clareadores, com thiamidol, ácido tranexâmico, melatonina, ou cisteamina podem contribuir para uma pele mais clara e uniforme. Porém, esse tipo de tratamento deve ser feito regularmente com uma dermatologista de confiança, uma vez que ainda não existem estudos de longo prazo comprovando a cura do melasma. Os procedimentos em consultório podem ajudar muito a potencializar o tratamento feito em casa.
QUAL É O MELHOR TRATAMENTO PARA MANCHAS NA PELE?
A eletroporação é uma das grandes novidades para o clareamento de manchas no rosto. Você não precisa se afastar da academia ou do trabalho durante este tratamento. As sessões são realizadas a cada 15 ou 30 dias na clínica dermatológica e demoram menos de 30 minutos. A recuperação da pele é rápida e o desconforto tende a ser mínimo durante o procedimento. Os protocolos para gerenciamento de melasma realizados pela Dra. Thâmara Morita são individualizados de acordo com as necessidades de cada paciente, e podem incluir também peelings químicos, lasers e microagulhamento médico.