Calvície (alopecia androgenética)

JÁ EXISTE CURA PARA A CALVÍCIE?

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é a causa mais comum de queda de cabelos em homens e mulheres. A calvície está relacionada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. Os hormônios relacionados à testosterona fazem com que os cabelos tenham uma fase de crescimento com duração menor do que o normal, resultando em fios mais curtos e finos na região das têmporas e coroa (vértex). Até o momento, não existe cura para a calvície. Mesmo que tenha realizado uma cirurgia de implante capilar, você precisa cuidar regularmente dos fios. 

QUAL É O MELHOR SHAMPOO PARA CALVÍCIE?

Shampoos contendo cetoconazol em sua composição ajudam a engrossar os fios e a diminuir a inflamação no couro cabeludo, por isso, podem fazer parte de alguns protocolos de tratamento para calvície, sobretudo em pessoas que também apresentam seborreia. No entanto, costumam causar ressecamento dos fios. A sua dermatologista pode indicar shampoos comprados prontos ou manipulados, que devolvem maciez e brilho aos cabelos. 

QUEDA DE CABELO EM MULHERES PODE LEVAR À CALVÍCIE?

Embora seja o principal temor de muitas pacientes, mulheres com calvície raramente perdem todos os seus fios. Nelas, o padrão mais tipicamente observado é o de cabelos mais finos, distribuídos uniformemente por todo o couro cabeludo. A sensação é de que o cabelo perdeu volume ao longo dos anos e que a risca em que dividimos o cabelo ficou mais larga. Este afinamento é frequentemente percebido por elas após o parto ou a menopausa, o que reforça a importância da avaliação por um médico tricologista. 

É POSSÍVEL REVERTER A CALVÍCIE?

O principal objetivo do tratamento da alopecia androgenética é retardar a perda dos fios, e, por isso, deve ser iniciado assim que a calvície for percebida. O minoxidil, por exemplo, pode prolongar a fase de crescimento dos cabelos, produzindo fios mais espessos e longos. Se você tem menos de 30 anos e nota que está ficando careca, não atrase o seu acompanhamento médico. 50% dos homens aos 40 anos já apresentam sinais de calvície e quanto mais tempo sem tratamento, mais limitados podem ser os resultados do seu tratamento. 

COMO USAR MINOXIDIL E QUAIS SÃO OS SEUS EFEITOS COLATERAIS? 

A médica Thâmara Morita, especialista em cabelos, explica que o medicamento precisa ser aplicado diretamente no couro cabeludo e espalhado sobre as áreas afetadas. É imprescindível não deixá-lo escorrer pelo rosto, para evitar o aparecimento de pelos em áreas indesejadas – conhecido como hirsutismo, e lavar as mãos após seu uso. É comum observar uma queda acentuada nos dois primeiros meses de tratamento, que tende a estabilizar progressivamente. Os melhores resultados são observados em cerca de 12-18 meses de uso, mas nem todos os pacientes se beneficiam do uso de minoxidil, principalmente aqueles com perda iniciada há mais de cinco anos e área afetada maior que 10 cm de diâmetro. Nos casos de alopecia androgenética, quando eficaz, o minoxidil deve ser mantido indefinidamente, uma vez que a sua interrupção pode causar queda de cabelo dentro de 4-6 meses. 

PARA QUE SERVE E POR QUANTO TEMPO USAR FINASTERIDA E DUTASTERIDA NA CALVÍCIE?

O uso de finasterida é capaz de promover o crescimento e retardar a queda dos fios, com melhores resultados observados em homens mais jovens. Seus efeitos mais temidos, como disfunção erétil, ejaculatória e perda da libido são pouco frequentes na dose habitualmente utilizada para o tratamento da calvície, além de, na maior parte das vezes, serem reversíveis após a sua suspensão, segundo os estudos clínicos. As mulheres em idade fértil precisam de orientação adequada sobre os efeitos da finasterida antes de utilizá-la. Gestantes devem, inclusive, evitar manipular estes comprimidos. Já as mulheres menopausadas podem apresentar benefício no uso da finasterida oral no tratamento da calvície.

COMO FUNCIONA A ESPIRONOLACTONA PARA A CALVÍCIE FEMININA?

Para as mulheres, o uso da espironolactona têm demonstrado benefícios no tratamento da alopecia androgenética e da acne adulta. A espironolactona atua tanto na redução da testosterona livre quanto na inibição da sua ação por competir com ela e com a  diidrotestosterona na ligação aos receptores dos hormônios androgênicos. Assim, age não só prevenindo a piora, mas também promovendo a recuperação do crescimento dos fios. No entanto, é preciso manter o uso da medicação ao menos por 6-12 meses, para observar seus melhores resultados. Não existe um período máximo para o uso dessa medicação. Efeitos colaterais, como: escape menstrual, dor na mama e dor de cabeça e tontura, podem ocorrer nos primeiros meses de tratamento, motivo pelo qual a dose precisa ser aumentada gradativamente. O monitoramento dos níveis de sódio, potássio e da função renal só se faz necessário em mulheres com doença dos rins ou em uso concomitante de outros medicamentos.

QUAIS SÃO OS NOVOS TRATAMENTOS PARA A CALVÍCIE?

A terapia com laser de baixa potência, sob a forma de bonés, escovas ou tiaras, constitui-se em uma alternativa segura e efetiva para o tratamento da calvície em homens e mulheres. Os procedimentos realizados no consultório podem potencializar os resultados do tratamento realizado pelo paciente em casa. A microinfusão de medicamentos na pele (MMP®) emprega uma máquina de tatuagem aprovada pela ANVISA para realizar aplicações diretamente na área afetada. Desse modo, é capaz de promover um potente efeito local, sem expor o paciente a elevadas concentrações do medicamento na circulação sanguínea, o que pode contribuir para a redução de seus efeitos adversos. Em nosso centro de tratamento de calvície, é possível contar também com a tecnologia da eletroporação, equipamento que introduz a medicação no couro cabeludo sem o uso de agulhas. Finalmente, segundo a Dra. Thâmara Morita, quando bem indicado, o implante capilar, procedimento no qual o cirurgião retira folículos capilares de uma área doadora do próprio paciente, pode ajudar homens e mulheres.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!