Cuidados com as Mãos Durante a Quarentena

Você tem percebido mãos mais envelhecidas, ressecadas e com manchas nos últimos meses? Segundo a dermatologista Thâmara Morita, desde o início da pandemia, mais pessoas compareceram ao consultório dermatológico por quadros de alergia e envelhecimento das mãos. 

A pele das mãos é mais fina e pobre em glândulas sebáceas. Por isso, a lavagem frequente e o uso do álcool gel contribuíram para o aparecimento de quadros de dermatite, que podem se manifestar como vermelhidão, descamação e coceira. Nos casos mais graves, os pacientes sofrem, inclusive, com perdas das digitais, o que dificulta o uso de sistemas de biometria. Assim, embora muitas vezes esquecidas, as mãos precisam de cuidados especiais e, para isso, algumas dicas são essenciais. 

Sempre que precisar estar em contato prolongado com produtos de limpeza, use luvas de proteção. Reserve o uso do álcool para situações em que a lavagem das mãos com água e sabões neutros não for possível. Carregue com você um hidratante específico para essa região e não esqueça de aplicá-lo também nas unhas pelo menos duas vezes ao dia. Uma solução simples e de baixo custo é a esfoliação caseira. Você vai precisar de 1 colher de óleo de amêndoas, 1 colher de fubá ou farelo de aveia e 1 colher de hidratante. Quinzenalmente, misture tudo, massageie as suas mãos com movimentos circulares e enxágue bem. Em seguida, para prevenir os danos causados pelos raios solares, não abra mão de um protetor solar com fator de, no mínimo, 30, e, de preferência, resistente à água.

Para garantir mãos sempre bonitas e hidratadas, estão disponíveis diversos procedimentos dermatológicos, como bioestimuladores Sculptra® e Radiesse®, laser de Erbium, e Skinboosters®. Afinal, as precauções contra o coronavírus e os cuidados com as mãos não precisam ser inimigos. 

Por Thâmara Morita, médica especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ver mais conteúdo no blog

Agende Sua Consulta

Compartilhe
× AGENDE SUA CONSULTA