Bioestimuladores de colágeno

O QUE SÃO BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO?

O conteúdo cutâneo de colágeno é reduzido em cerca de 1% ao ano ao longo da vida adulta, perda que se inicia ao redor dos 30 anos na mulher e dos 40-50 anos nos homens. Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno de forma gradual pelo nosso próprio organismo. Esses produtos são capazes de promover a correção das mudanças estruturais da pele, como perda do tônus e da elasticidade. Os bioestimuladores de colágeno são a “cereja do bolo”. Não substituem a aplicação da toxina botulínica, nem do ácido hialurônico, mas sim os complementam, permitindo que menores quantidades de cada um sejam utilizadas, obtendo-se assim resultados mais naturais e duradouros. 

O QUE ESPERAR DE UM TRATAMENTO COM UM BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO?

A aplicação dos bioestimuladores de colágeno pode promover melhora da flacidez e da qualidade de pele (elasticidade, hidratação, radiância, maciez), das cicatrizes de acne, além de proporcionar maior definição do contorno facial. Sua melhor indicação é notada em pacientes que desejam uma aparência natural sem excessos. Sabe aquela esticadinha que você simula quando está em frente ao espelho? Pois é! Além do efeito glow, é este lifting que buscamos ao incluir um bioestimulador de colágeno no seu programa de rejuvenescimento. 

EM QUAIS ÁREAS PODEM SER APLICADOS OS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO?

Não só o rosto, mas também o pescoço, as mãos, o colo, o abdômen, os glúteos, as coxas, os braços e até mesmo os joelhos podem ser tratados com bioestimuladores. No tratamento corporal, os bioestimuladores de colágeno são capazes de promover melhora da flacidez e da celulite. Quando combinado a outras técnicas, eles também podem amenizar o aspecto das estrias. 

EM QUAIS REGIÕES OS BIOESTIMULADORES NÃO PODEM SER APLICADOS? 

O ácido poli-l-láctico e a hidroxiapatita de cálcio devem ser evitados em áreas dinâmicas da face, tais como as regiões em torno dos lábios e dos olhos, pois o movimento repetitivo pode levar a acúmulo do produto e posterior aparecimento de nódulos. Os bioestimuladores não são injetados diretamente no bigode chinês, por exemplo. São aplicados em pontos na bochecha e mandíbula de modo a formar uma rede de sustentação por onde as novas fibras de colágeno se entrelaçarão, promovendo um aumento da espessura da pele. 

QUANTOS DIAS OS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO LEVAM PARA FAZER EFEITO?

O novo colágeno começa a se formar 1 mês após a primeira aplicação e continua a aumentar por um período de 9 a 12 meses. A duração dos seus efeitos clínicos pode ser de 2 anos ou mais, e o estímulo à produção de colágeno e elastina, é ainda maior quando uma segunda ou terceira sessão são realizadas. Segundo a Dra. Thâmara Morita, é preciso estar ciente de que, embora uma mudança seja notada nos 2 a 3 primeiros dias após a aplicação, este volume inicial é reabsorvido e os verdadeiros benefícios proporcionados pelos bioestimuladores são observados de forma gradual ao longo dos meses seguintes. 

DE QUANTAS AMPOLAS DE BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO EU PRECISO?

Após os 30 anos, geralmente indica-se um frasco de bioestimulador a cada década de vida para a região da face (3 frascos aos 30 anos, 4 aos 40, e assim por diante). A recomendação usual é programar uma reavaliação para possível novo tratamento entre 4-6 semanas após a primeira aplicação, totalizando 2 a 3 sessões por ano. O tratamento de manutenção é realizado a cada 12 meses. 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS O TRATAMENTO COM OS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO?

Após o tratamento com um bioestimulador de colágeno, você deve lavar bem as mãos e massagear a área de aplicação 2 a 3 vezes ao dia, durante 5 minutos, 5-7 dias seguidos, com a utilização de cremes hidratantes a fim de minimizar o atrito durante a massagem. É possível retornar às suas atividades habituais imediatamente após o procedimento. No entanto, é preciso evitar atividades físicas vigorosas nas 24 horas que se seguem à realização do procedimento. 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SCULPTRA® E RADIESSE®?

O Radiesse® é composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio, constituintes que ocorrem naturalmente em nosso organismo. Por isso, é considerado não-tóxico, não irritante e não requer teste de sensibilidade antes da sua aplicação. Os estudos não mostraram reações de corpo estranho, ossificação ou formação de granuloma após aplicação de Radiesse®, que, por isso, é considerado extremamente seguro. Este produto pode ser preparado imediatamente antes da aplicação. O Sculptra®, por sua vez, é um bioestimulador de colágeno biocompatível e biodegradável à base de ácido-poli-l-lático, utilizado desde 2009 com finalidades estéticas. Ele se apresenta como um pó, que deve ser reconstituído 24-72 horas antes da aplicação. Além de suas indicações para tratamento facial, ambos podem ser usados indistintamente em outras regiões do corpo, promovendo significativa melhora da qualidade de pele. 

POR QUE ASSOCIAR ULTRAFORMER® À MINHA SESSÃO DE BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO?

Ao provocar aumento da temperatura local em profundidades previamente selecionadas, o ultrassom microfocado promove a contração das fibras e estímulo à formação e reorganização do colágeno. Enquanto isso, os bioestimuladores de colágeno funcionam de uma forma diferente: por meio de interações controladas com células da nossa própria pele, ativam os fibroblastos a produzir colágeno e elastina. O resultado da combinação de ambos tratamentos é ainda superior àquele observado quando empregados isoladamente. Mais de 90% dos pacientes tratados informaram satisfação com os efeitos obtidos. Por isso, sempre que indicado, opte por combinar bioestimuladores e ultrassom microfocado em seu programa de rejuvenescimento, na mesma sessão, ou em intervalos próximos. 

QUAIS SÃO OS RISCOS DOS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO?

Como em qualquer procedimento injetável, os efeitos colaterais mais comuns e que costumam se resolver em até 7 dias são: vermelhidão, leve inchaço e hematomas. Em alguns casos, embora pouco frequentes, é possível sentir nódulos sob a pele tratada, principalmente quando o paciente não realiza a rotina indicada de massagens. Desde a primeira consulta, não deixe de informar à sua médica se possui algum tipo de alergia e quais medicamentos está utilizando rotineiramente. Caso já tenha realizado um preenchimento com polimetilmetacrilato (PMMA), é preferível não receber uma aplicação de bioestimulador na mesma área.

Compartilhe
× AGENDE SUA CONSULTA