Indução percutânea de colágeno® (IPCA®)

O QUE É O MICROAGULHAMENTO?

O microagulhamento, também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno (PCA®), utiliza-se de um roller composto por agulhas de aço inoxidável para estimular o rejuvenescimento de todos os tipos e tonalidades de pele. Este procedimento melhora a textura e o brilho da pele, já que favorece a produção de colágeno, além de uniformizar a sua coloração.

PARA QUE SERVE O MICROAGULHAMENTO?

A técnica de IPCA® tem sido utilizada pela Dra. Thâmara Morita no tratamento do melasma; controle de poros dilatados; na correção de cicatrizes, entre elas aquelas decorrentes de acne, pós-traumáticas e cirúrgicas; tratamento de rugas finas; e, na melhora de estrias recentes e antigas. Através do microagulhamento é possível realizar a entrega de medicamentos estéreis na epiderme, como vitamina C, ácido tranexâmico e peeling de ácido retinóico. 

É SEGURO FAZER MICROAGULHAMENTO NO VERÃO?

Assim como a maioria dos tratamentos dermatológicos, é possível realizar sessões de microagulhamento mesmo durante o verão. No entanto, nesta época do ano, é preciso reforçar ainda mais os cuidados relativos à proteção solar, para evitar manchas indesejadas.

QUALQUER TIPO DE PELE PODE RECEBER UM TRATAMENTO COM MICROAGULHAMENTO?

Homens e mulheres com qualquer tipo e tonalidade de pele podem se submeter a um microagulhamento. No entanto, você não deve realizar esse tratamento se apresentar acne ativa, herpes labial ou qualquer outra infecção em atividade no local a ser tratado, estiver em uso de medicamento anticoagulante ou de isotretinoína oral, ou durante o tratamento com quimioterapia ou radioterapia em curso. Gestantes e pessoas com diabetes não controlados também devem aguardar para realizar sessões de microagulhamento. 

COMO FICA A PELE DEPOIS DA SESSÃO DE MICROAGULHAMENTO?

Imediatamente após o microagulhamento, sua pele poderá apresentar uma vermelhidão de leve a intensa, assim como um discreto inchaço. A depender do comprimento de agulha utilizado e do objetivo do seu tratamento, em 24 a 48 horas após o procedimento, você poderá acordar com algumas petéquias (pontos arroxeados) e crostas, que devem descamar em 5-7 dias. É extremamente importante não arrancar essas escamas e permitir que elas sejam eliminadas pela pele naturalmente.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A PELE APÓS UM MICROAGULHAMENTO?

Sua dermatologista irá lhe orientar a iniciar a aplicação de protetor solar com fator maior ou igual a 50 e hidratante um ou dois dias após o procedimento. Opte por protetores físicos e por hidratantes não-comedogênicos, para evitar a formação de acne. Borrifar água termal gelada pode ajudar a aliviar sintomas como ardência e coceira. De modo geral, não há necessidade de se afastar de suas atividades habituais, após uma sessão de microagulhamento. O uso de ácidos e  cremes clareadores pode ser retomado em 3-7 dias, em dias alternados, a depender da tolerabilidade do paciente. Quanto mais preparada estiver a sua pele antes do procedimento e protegida do sol após o mesmo, menos risco de piora ou surgimento de manchas. 

EXISTE APENAS UM ROLO DE MICROAGULHAMENTO?

A escolha do comprimento da agulha, que varia geralmente de 0,15 a 3 mm, está na dependência do tipo de pele a ser tratada (fina ou espessa) e do objetivo final do procedimento (controle de manchas ou estímulo de colágeno, por exemplo). Considerando que apenas 50-70% da extensão da agulha penetram na pele, agulhas muito curtas, comumente utilizadas por não especialistas, promovem ação limitada às camadas superficiais e não produzem os resultados esperados. 

COMO FAZER UM MICROAGULHAMENTO EM CASA?

O procedimento exige treinamento e é essencialmente dependente de quem o realiza. O operador precisa estar devidamente habilitado e ter todo o conhecimento básico necessário para garantir a excelência dos resultados. Reações alérgicas e infecções locais podem ocorrer quando o procedimento é realizado em condições não estéreis. Não arrisque a sua pele! Escolha uma dermatologista de sua confiança para executar esse tratamento. 

VOU SENTIR DOR DURANTE A SESSÃO DE MICROAGULHAMENTO?

A depender do tamanho das agulhas escolhidas, a médica dermatologista poderá optar por anestésicos em creme, bloqueio anestésico ou mesmo sedação para a realização do microagulhamento, para garantir o conforto da sua sessão. 

QUANTAS SESSÕES DE MICROAGULHAMENTO SÃO NECESSÁRIAS?

O número de sessões varia de paciente para paciente e da condição a ser tratada. Para  tratamento de cicatrizes de acne e melasma, por exemplo, são necessárias de 3-5 sessões com intervalos de 2-4 semanas entre elas.

Compartilhe
× AGENDE SUA CONSULTA